sexta-feira, 9 de novembro de 2012

POSSO LOUVAR A DEUS COM QUALQUER RITMO MUSICAL?



Creio que nem todos os estilos servem para louvor e adoração do Senhor.
As "funções musicais” são um conjunto de atividades cognitivas e motoras envolvidas no processamento da música, a ausência desse conhecimentos levam algumas pessoas a acreditar que qualquer tipo de ritmo porque tem letra cristã anulam o poder da música e assim para se louvar a Deus, depende apenas do coração de quem está cantando.

VAMOS AO SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

Na Língua Portuguesa 
dicionário web:




1 - louvar

v. t. Significar por palavras o mérito de; elogiar, gabar: louvar um artista.
Aprovar, elogiando: louvar um projecto.
Exaltar. Bem dizer. Avaliar.
Sinônimos de Louvar


2 - adorar

Ato de adorar.

Sinônimos de Adoração


O Sentido Destas Palavras na Bíblia 

ADORAÇAO
Há duas palavras no Antigo Testamento significando adoração:
a. Uma delas, em certos lugares, tem o sentido de fazer ‘reverência’, ‘inclinar-se’ (Daniel 2:46; 3:5); 


b. A outra usa-se a respeito do culto prestado ao Senhor e a outros deuses ou objetos de reverência religiosa (Gênesis 24:26, 48; Êxodo 34:14; Deuteronômio 4:19) 

A palavra traduzida mais frequentemente para adorar é o vocábulo hebreu shachah, que aparece mais de 170 vezes na Bíblia hebréia com o significado de “adorar, prostrar-se, inclinar-se” (Êxodo 34:8; Salmos 66:4; 95:6; Zacarias 14:16). A outra palavra é abhôdhâ, que significa servir com temor reverente, admiração e respeito.
 

No Novo Testamento, a palavra principal para adoração deriva da palavra grega proskyneo. "Pros" significando "até" e "kuneõ" "beijar"; ou seja, beijar a mão de alguém, como sinal de consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. Proskyneo é usada quase 60 vezes com o sentido de fazer reverência, prestar obediência, adorar a Deus, reverenciar a Jesus Cristo, idolatrar (Mateus 4;10; Marcos 5:6; Atos 7.43 - cf. Apocalipse 9:20; 14:9; 22:8). Há ainda a palavra grega latreia, que origina palavras como idolatria. 

M. Giovani Bianchini, menciona que, de acordo com a Bíblia, a adoração está associada à idéia de culto, reverência, veneração por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, etc... Salmos 96:9; Apocalipse 4:8-11; Apocalipse 7:11-12; Apocalipse 11:16-17). Ou seja, independentemente do que Deus faz, fez ou fará, nós devemos adorá-Lo, pois, Ele é Deus. Todos nós sabemos que somente a Deus se deve adorar. Somente Ele é digno de adoração. A adoração que não é dirigida a Deus é idolatria. A Bíblia a condena (Lucas 4:8; Deuteronômio 11:16; Êxodo 20:4; Levítico 26:1; Isaías 42:8). Deus é incisivo em reivindicar adoração somente a Si. 

LOUVOR

As palavras no Antigo Testamento para louvor vêm do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ, que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada e cantada.
No Novo Testamento, temos como origem a palavra grega eucharistein, que significa agradecer e a palavra eulogein, que significa bendizer.


ESTUDOS COMPROVAM A AÇÃO DA MÚSICA NO CÉREBRO






De acordo com um estudo divulgado há algum tempo pela Nature Neuroscience, renomada revista científica, a sensação de prazer que se sente ao ouvir uma música está diretamente ligada à liberação no cérebro da dopamina, que é o mesmo neurotransmissor responsável pelo prazer da alimentação, das drogas e do sexo.

A pesquisa envolveu dez voluntários, com idades entre os 19 e os 24 anos, tirados de uma lista de 217 candidatos que responderam a um anúncio que buscou atrair a participação de pessoas que sentissem extremo prazer ao escutar música.

A dopamina, atua no organismo como reforço de atividades importantes como a alimentação e sexo, garantindo a nossa sobrevivência, além de desempenhar papel importante na motivação (recompensa por um esforço ou risco, como em apostas ou uso de drogas).

UMA EXEMPLO É A  MUSICA ROCK E FORMAS SEMELHANTES

O "clímax" causado pelo ritmo irregular do rock aumenta a freqüência cardíaca, debilita a força da pessoa, e tem poder viciante. O psiquiatra Verle Bell oferece uma explicação gráfica de como a batida do rock causa o vício: "Uma das mais poderosas liberações de adrenalina para lutar ou fugir acontece na música alta que é discordante em suas batidas ou acordes. A boa música segue regras matemáticas exatas que fazem a mente se sentir confortável, encorajada, e ‘segura.’ Os músicos descobriram que quando vão contra estas regras, o ouvinte experimenta um clímax viciante." 

Como em todo processo de dependência, as vítimas acabam se tornando tolerantes. A mesma música que no passado criava uma sensação agradável de excitação, agora não satisfaz mais. A música precisa se tornar mais estridente, alta e mais discordante. A pessoa começa com soft rock, depois passa para o rock and roll e depois vai para a música hevy metal." 

John Diamond, um médico de Nova Iorque, realizou numerosas experiências sobre os efeitos da música rock. Em 1977, trabalhou como presidente eleito da Academia Internacional de Medicina Preventiva. Ele descobriu que a música rock é a forma mais séria de poluição sonora nos Estados Unidos. Particularmente prejudicial é a música rock que emprega uma batida "anapéstica" (N.T. - pé de verso grego ou latino formado de três sílabas, as duas primeiras breves e a última longa.) onde a última batida é a mais intensa, como "da da DA." De acordo com Diamond, este tipo de música pode "suscitar stress e ira, reduzir a produtividade, aumentar a hiperatividade, debilitar a força muscular e poderia desempenhar um papel na delinqüência juvenil.

O Ritmo do Corpo Sob Stress. Estas desordens de comportamento ocorrem, de acordo com Diamond, porque a música rock causa um desarranjo no sincronismo dos dois lados do cérebro, de forma que a simetria entre os dois hemisférios cerebrais seja perdida. Ele conduziu uma experiência numa fábrica em Nova Iorque onde a música rock era tocada o dia todo. Quando a música foi substituída por outra que não fosse rock, Diamond descobriu que a produtividade da fábrica aumentou em 15%, enquanto que o número de erros diminuiu na mesma proporção.



Todos os estilos musicais devem se submeter aos mesmos critérios: 

1. Ela ajuda a ouvir a palavra de Deus com clareza? (som, caráter, letra). 
2. Essa música tende a ampliar a visão que você tem de Deus? 
3. Essa música o (a) encoraja a uma vida piedosa e disciplinada? 
4. Você espera encontrar esse tipo de música no céu? 

A música deve atuar como incentivadora de alegria e não de excitação 

A música deve: 

a) Trazer glória a Deus (1 Coríntios 10:31); 
b) Purificar os pensamentos da pessoa (Filipenses 4:8); 
c) Conter letra que esteja em harmonia com a Bíblia (Isaías 8: 20); 
d) Fugir a exibições teatrais (expressões faciais, sorrisos de deboche e gritos); 
e) Não ser estridente, sentimental cheio de sopros e distorções de voz. 

Então é isso o que penso acerca de ritmo na igreja, mas respeito a opnião de cada um. Se você louva a Deus em espírito e em verdade  de uma forma que não cause escândalo ao teu irmão, então louve e adore ao único que é digno para sempre.



Para meditação:


 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2

ENXERGANDO O INVISÍVEL


Em qual situação você se encontra hoje, como esta a sua vida, você está vivendo momentos difíceis, não consegue olhar ao redor e encontrar uma saída ou a solução para o seu problema? Abra os teus olhos, Deus vai mostrar a você o meio e a estratégia de como sair dessa situação.