quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A IMUTABILIDADE DE DEUS



Certo dia estava conversando com amigos e surgiu um questionamento sobre a imutabilidade de Deus, muitos de nossos irmãos não estão seguros a respeito desse assunto. Se Deus não muda como pode  ter se arrependido de ter feito o homem? Gen 6.6 e em Num 23.19 diz que Deus não é filho do homem para que se arrependa. Como entender isso? A  bíblia se contradiz?
 

Entendamos o assunto:

O ser de Deus não se altera, sua essência permanece  intacta, é imutável em seus atributos e caráter (atributos são as características que definem quem é Deus).


Deus é bom e sua misericórdia vive para sempre, é o que nos diz o salmo 106.1. Não somente o amor e a misericórdia não mudam como também os demais atributos inerentes a Ele; como a  graça, a fidelidade,  a paciência, etc.

E o que dizer sobre Gen. 6.6 que diz que o Senhor se arrependeu de ter  feito o homem?

No original hebraico relata um momento de pesar, de tristeza, é um momento em que Deus muda de atitude para com o homem, deixa de tratá-lo apenas com misericórdia e agora o trata também com juízo. O nosso Deus na sua essência, nos seus  atributos é e sempre será imutável.