sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O Anjo do Senhor



O estudo de angelologia é muito esclarecedor para o entendimento do mundo espiritual, porém tem um anjo muito citado no A.T que é o Anjo do Senhor. Aí minha pergunta, quem é o Anjo do Senhor? Porque é diferente? Procurei respostas com alguns amigos estudantes da palavra, porém não entendi a parte de quando o debate estava acirrado, cheio de “porquês”, eles diziam que tinham alguma coisa pra fazer e não voltavam mais ao debate que algumas vezes aconteceu pelo facebook ou celular devido a distancia; até pastores conceituados, estudantes árduos da palavra do Senhor, quando recorri a eles, fiquem sem resposta, creio que as ocupações do dia-a-dia não os permitiram a responder. Mas isso não me fez desistir, estudei com os livros de teologia sistemática e outros que o Senhor permitiu que tenha em minha pequena biblioteca. Aqui vamos à pesquisa de quem é o Anjo do Senhor segundo a Santa Palavra de Deus.
A expressão Anjo do Senhor, trata de um anjo especial, notadamente diferente dos demais em autoridade e poder.
A Bíblia relata sua primeira aparição a HAGAR  no deserto quando ela foge dos maus-tratos de Sara
(Gn 16:7 [NVI(Br)])
O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur,

O anjo diz qual nome ela colocará no filho
(Gn 16:11 [NVI(Br)])
Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.

A manda voltar
(Gn 16:9 [NVI(Br)])
Disse-lhe então o Anjo do Senhor: "Volte à sua senhora e sujeite-se a ela".
E também abençoa
(Gn 16:10 [NVI(Br)])
Disse mais o anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".

Outros aparecimentos:

ABRAÃO
(Gn 22:11 [NVI(Br)])
Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
(Gn 22:12 [NVI(Br)])
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "
Aqui o Anjo diz que Abraão não lhe negou o filho, mostrando assim que é Deus.

MOISÉS

Êx 3
2 Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.
 3 "Que impressionante! ", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. "
 4 O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
 5 Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".
 6 Disse ainda: "Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó". Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Aqui o Anjo diz claramente que é Deus.

BALAÃO

(Nm 22:32 [NVI(Br)])
E o anjo do Senhor lhe perguntou: "Por que você bateu três vezes em sua jumenta? Eu vim aqui para impedi-lo de prosseguir porque o seu caminho me desagrada.


AOS  ISRAELITAS

(Jz 2:1 [NVI(Br)])
O anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim e disse: "Tirei vocês do Egito e os trouxe para a terra que prometi com juramento que daria a seus antepassados. Eu disse: Jamais quebrarei a minha aliança com vocês.



A MÃE A AO PAI DE SANSÃO

(Jz 13:9 [NVI(Br)])
Deus ouviu a oração de Manoá, e o anjo de Deus veio novamente falar com a mulher quando ela estava sentada no campo; Manoá, seu marido, não estava com ela.
(Jz 13:17 [VIVA(Br)])
Então Manoá perguntou o nome dele. "Quando acontecer tudo isso, e nascer a criança, " disse ele ao Anjo, "queremos manifestar a nossa gratidão. "
(Jz 13:18 [NVI(Br)])
Ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome? Meu nome está além do entendimento".
(Jz 13:20 [NVI(Br)])
Quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do Senhor subiu na chama. Vendo isso, Manoá e à sua mulher prostraram-se, rosto em terra.


DAVI

(1Cr 21:16 [NVI(Br)])
Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.


Em um bom número de citações “o Anjo do Senhor” fala como o próprio Deus, na primeira pessoa do singular.


Outra comprovação é que o Anjo do Senhor aceitava adoração e os outros anjos não.

Quando Josué encontrou um homem que se identificou como "príncipe do exército do SENHOR", ele "se prostrou com o rosto em terra, e o adorou" (Js 5.14).

Balaão fez o mesmo ao ver o "Anjo do Senhor" (Nm 22.31). Manoá, o pai de Sansão, e sua esposa "caíram com o rosto em terra" (Jz 13.20); e Manoá disse a sua esposa: "Certamente, morreremos, porque vimos a Deus" (Jz 13.22).

Outros anjos não aceitam adoração

"E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." - Apocalipse 19:10 -

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar." - Apocalipse 22:8 -
"E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." - Apocalipse 22:9

Concordo com o pensamento de uns poucos teólogos que tratam do assunto, não creio que exista dúvidas baseado na palavra do Senhor que “O Anjo do Senhor”  é mesmo Deus, porém não o Deus pai ao qual não se pode ver face a face, é o Deus Filho, Jesus Cristo antes de vir ao mundo na forma humana, no Novo Testamento há poucos relatos do Anjo do Senhor, ele se tornou homem e habitou conosco, durante esse tempo a Bíblia não relata sua aparição, após a sua morte e ressurreição existe relato, quando O Anjo do Senhor fala com:

 José
 (Mt 1:24 [NTLH(Br)]), Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria.

Liberta Pedro da prisão.
(At 12:7 [JFA-RC(Br)])
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias.

Eu acredito que é novamente o Deus-Filho aparecendo em forma de anjo no N.T. porém não encontrei literatura que confirmasse tal possibilidade. 

Bíblia de Estudo Pentecostal



Teologia Sistemática Pentecostal.Rio de Janeiro- RJ – Brasil – CPAD,2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário